Paróquia celebra três décadas de criação nesta quarta-feira (6/1)

Data será comemorada com uma Santa Missa. Pároco espera festejar o aniversário em um momento mais oportuno

Criada em 06 de janeiro de 1991 pelo então arcebispo Dom Falcão, a Paróquia completa 30 anos de evangelização nesta quarta-feira (6/1). Para celebrar a data, a igreja convida a comunidade para participar da Santa Missa, às 19h, na paróquia. Celebração também será transmitida pelas redes sociais.

A Paróquia nasceu em um barraco de madeira um ano após a instalação da cidade do Paranoá. O então Arcebispo de Brasília, Cardeal José Freire Falcão, elevou a pequena comunidade à sede paroquial, com o Decreto Nº 3/91, emanado da Mitra Arquidiocesana de Brasília. A Paróquia Santa Maria pertencia, canonicamente, à Paróquia São Pedro de Alcântara, no Lago Sul. Neste mesmo dia foi nomeado o primeiro pároco, o reverendíssimo padre Francisco de Paula Victor (falecido em 21 de novembro de 2018, aos 83 anos de idade).

Hoje, a comunidade conta quatro capelas: Santa Rita e São José, no Paranoá; São José de Anchieta, no Paranoá Parque; e a Santa Gianna Baretta Mola, no Hospital Regional do Paranoá.  A história da Paróquia está intimamente ligada à vida religiosa e social dos moradores da cidade. São milhares de matrimônios, batismos, crismas e até sepultamentos realizados por meio dos presbíteros e do corpo pastoral da igreja.

Em virtude das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o pároco da comunidade, Miguel Prieto, explicou que aguarda um momento oportuno para a realização de comemorações e solenidades em comemoração à criação da Paróquia Santa Maria dos Pobres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *