Pastorais


Acólitos e coroinhas

O QUE É O COROINHA?

Meninos e rapazes, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a desempenhar um ministério, um serviço importante. [Leia mais…]

Coordenadores: Ivan e Neide

Diretor Espiritual: Diác. Everton Vieira

Criação: Ano de 2005

Reunião semanal – sábado, das 14h às 15h.

A pastoral existia como um grupo na paróquia, porém, quando a atual coordenação assumiu, o grupo aumentou e tornou-se uma pastoral.


Acolhida

Coordenadora: Cristina

Criação: Junho de 2013

A Pastoral da Acolhida iniciou com 8 membros, tendo alguns deles desistido. Após alguns anúncios nas missas, surgiram mais participantes. Atualmente, a pastoral conta com 20 colaboradores.

 

 

 


Escola de Evangelização Santo André

A Escola de Evangelização Santo André foi criada em Abril de 1993. Atualmente os coordenadores são Edson e Fernanda.

As Escolas de Evangelização Santo André são um conjunto de Escolas em todo o mundo que partilham visão, metodologia e programa de formação.

Partimos da grande missão que o Senhor Jesus confiou aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15.

No Paranoá foi iniciada em final de abril e inicio de maio de 1993, num curso de formação de evangelizadores, hoje conhecido como curso Paulo.

O ponto alto de nosso serviço está em evangelizar seja através de cursos que estão em nosso programa de formação ou evangelizar porta a porta pregando querigma. Usando o fator multiplicador, dentro de uma nova visão de nosso fundador, Prado Flores, iniciamos a formação de formadores, como exemplo citamos a EESA da Paróquia São Luís Orione, onde a meta é que exista uma EESA em cada Paróquia.

Nossos encontros são aos sábados, às 19h. [Leia mais…]


Dízimo

Coordenação: Braz e Valéria

Criação:  2000

Atividades: Coleta do dízimo e das ofertas.

A Pastoral do Dízimo é uma Pastoral Evangelizadora e tem como objetivo dar sustentação as demais Pastorais.

Para fazer parte da Pastoral do Dízimo, basta procurar os Coordenadores Braz e Valéria informando que deseja trabalhar na Pastoral.


Pascom

Coordenação: Bruna, Amanda e Jonathan, e Diác. Everton

A PASCOM é responsável pelo gerenciamento e alimentação das mídias sociais da paróquia (site e Facebook); cobertura dos eventos da comunidade com fotos, vídeos e artigos; produção de artes, flyers, banners etc para as demais pastorais; realização do talk show “Formação em Foco”; entre outras atividades relacionadas à comunicação.

A Pastoral da Comunicação tem a missão de anunciar o Santo Evangelho mediante os meios de comunicação, e existe na paróquia Santa Maria dos Pobres há alguns anos. A atual coordenação está à frente da pastoral desde agosto de 2014, e vem realizando um trabalho de identificação do grupo dentro da comunidade. Mediante uma intensa presença da equipe nos eventos, alimentação contínua das mídias, e o novo projeto “TV PASCOM”, em que são produzidas matérias jornalísticas sobre nossa comunidade, a Pastoral tem conseguido levar informações aos fiéis e ajudado a aproximar mais pessoas da paróquia e, assim, de Deus.


Catequese

Coordenadora: Rafaela

Criada nos anos 70/71.

A catequese veio passando por várias mudanças há anos, pois não tínhamos salas para realizar os encontros catequéticos e utilizávamos salas de aula de escolas públicas, mas hoje temos salas na paróquia, embora ainda não seja definitivo, pois aguardamos ansiosamente a construção do Centro Catequético para que possamos nos organizar melhor.

 


Liturgia

Criação: Ano de 2001

Projetos: formação litúrgica – leitura dos documentos sobre a Sagrada Liturgia; Perscrutação da Sagrada Escritura nas casas; espiritualização; dicas preciosas da Santa Missa.

Criada em 2001 pelo pároco à época, a pastoral tinha 15 membros representantes de todas as pastorais da paróquia. Foi coordenada por Rosival e Nescivânia até 2004.

De 2004 a setembro de 2009 foi coordenada por Karla e Josué. De outubro de 2009 a junho de 2012 foi coordenada por Silvia e Jesus. De junho de 2012 a fevereiro de 2016, ficou sob a coordenação de Conceição, Irene e Francisca. Em fevereiro de 2016, Karla e Andreson assumiram a coordenação da Pastoral Litúrgica, contendo 40 membros.

A pastoral litúrgica se encontra toda segunda-feira para perscrutar a liturgia de domingo e todo 3º domingo do mês para formação pastoral.


Renovação Carismática Católica

Coordenadores: Zezinho, Cida e Cleonita

Criação:  Ano de 1998

Atividades: grupo de oração, experiência de oração, vigília na última sexta-feira de cada mês. Projetos: seminário de vida, experiência de oração.

A RCC na cidade do Paranoá foi “criada” por pioneiros que vieram da antiga Vila Paranoá, no ano de 1988, impulsionados pelos encontros realizados com o Monsenhor Jonas Abib em Brasília. A partir disso, foram criados grupos de oração com a espiritualidade, leitura da Palavra e oração. Hoje em dia, a nossa paróquia possui quatro grupos ativos.